quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A história do Chocolate

O chocolate vem de uma planta, o cacaueiro, que não existia na Europa até aos espanhóis chegarem ao México, na América.

Foi aí que descobriram que os povos dessa região, os Maias e os Astecas já tomavam chocolate há mais de 3 mil anos, muito antes de Jesus nascer! Mas só sabiam usá-lo como bebida.

Estes povos consideravam o chocolate muito valioso e acreditavam que era uma fonte de poder. Os Astecas chegaram mesmo a usar as sementes de cacau como moeda de troca em transacções comerciais!

Assim, no século XVI (na época das Descobertas), os espanhóis levaram o chocolate para a Europa. Toda a gente adorou e, em pouco tempo, tornou-se numa dos alimentos mais populares.

O fruto do cacaueiro é o cacau, que é uma baga amarela mais ou menos do tamanho de uma banana muito pequena, que tem dentro cerca de 25 sementes brancas.

A receita primitiva dos Maias diz que se deviam separar as sementes brancas. Depois ficavam a fermentar, secar e finalmente ficavam a torrar ao sol. No fim eram moídas.

A pasta daí resultante era misturada com mel, farinha de milho e algumas especiarias, o que dava um líquido escuro, que era tratado pelos Maias e
Astecas como um bem precioso, quase sagrado.

Mas desde aí o chocolate já evoluiu muito: a primeira grande inovação ocorreu logo no século XVI, quando os espanhóis lhe adicionaram o açúcar, trazido da Ásia, para ficar mais docinho.




1 comentário:

  1. Olá aos responsaveis do Blog, esta muito bom!!! Parabéns as você (s), o chocolate é um ingrediente fundamental, para a nossa vida!!! Em todos os aspectos. Nota 10 ao blog. xaú. Wallyson Graças.

    ResponderEliminar